Relatório da Aula de Estatística Educacional do dia
20 de Dezembro de 2012
No
início da aula, o professor começou explicando aos alunos o que é uma Variável e os Tipos de Variáveis.
Variável
é a palavra chave de cada
questão. Variável é, convencionalmente, um elemento representante do conjunto
de todos os resultados possíveis de um fenômeno.
Uma variável
pode ser classificada em dois tipos:
- Quantitativa: seus valores são dados em números (idade, peso, nº de
filhos…)
- Qualitativa:
seus valores não são numéricos, mas sim determinadas características (sexo, cor
dos olhos,
raça…)
As Variáveis quantitativas podem ser divididas em contínuas ou discretas:
Variáveis quantitativas
contínuas: variável
que pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo. Sofrem
desfracionamento.
Variáveis quantitativas
discretas: variável
que só pode assumir determinados valores dentro de um intervalo. Os números são
inteiros.
Nas Variáveis qualitativas podemos dividi-las em nominal e ordinal:
Nominal: Quando classes ou símbolos são
usados para identificar os grupos a que vários objetos pertencem, essas
classes, não ordenadas, constituem uma escala nominal.
Ordinal: Quando, além de classificar as
unidades de acordo com as classes, a mensuração permite ordenar essas classes
relativamente ao grau de classificação da variável.
No decorrer da aula, o professor foi
pedindo aos alunos que dessem exemplos de cada tipo de variável que foi
explicada, foram os seguintes exemplos:
1) Com que frequência você lê à noite?
a) Sempre
b) Quase semprec) Raramente
d) Nunca
2) Qual o seu gosto musical?
a)
Rock
b)
Jazzc) MPB
d) Samba
e) Outro
3) Quantas horas você lê por dia?
a) 1 a 2
b) 3 a 4c) Acima de 4
4)Quantos aparelhos domésticos você
tem em casa?
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) Acima de 3
Em
seguida, o professor passou um trabalho para que os alunos que estavam presentes
o realizassem, esse trabalho já está valendo como nota da AB1. Os alunos que
faltaram estão na reavaliação.
Estrutura
do trabalho:
ü Tema
ü Público-alvo
ü Justificativa (Ser
entregue depois do recesso)
ü Objetivo
São 10 questões abertas e 2 questões
fechadas.
Os
temas colocados pelas equipes foram os seguintes:
1. A questão da evasão do curso de
Pedagogia.
2. Hábito de leitura dos alunos do
curso de Arquitetura da UFAL.
3. Maternidade e Universidade:
Desafios da vida acadêmica.
O
professor ainda colocou algumas instruções para a formulação do questionário,
como:
·
Dependendo
da pergunta pode colocar: Não sei opinar;
·
Não
usar expressões: Na sua opinião;
·
Não
pode perguntar percentuais;
·
Não
colocar para a pessoa se identificar.
Nível
de satisfação
|
Nível
de aprovação
|
Totalmente satisfeito
|
Aprovo totalmente
|
Insatisfeito
|
Aprovo
|
Ora satisfeito/ Ora
insatisfeito
|
Ora aprovo/ Ora
desaprovo
|
Totalmente insatisfeito
|
Desaprovo totalmente
|
Com
isso, as pessoas que faltaram nesse dia para a realização do trabalho valendo
como nota da AB1 estão na reavaliação. No entanto, para a segunda etapa desse
trabalho as pessoas que faltaram poderão se encaixar nas equipes que foram
formadas em sala de aula.
Daniela
Cristina
Monitora de
Estatística Educacional / Graduando o 4º Período de Pedagogia / UFAL
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