quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula de Estatística Educacional do dia
20 de Dezembro de 2012

            No início da aula, o professor começou explicando aos alunos o que é uma Variável e os Tipos de Variáveis.

            Variável é a palavra chave de cada questão. Variável é, convencionalmente, um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno.

Uma variável pode ser classificada em dois tipos:

- Quantitativa: seus valores são dados em números (idade, peso, nº de filhos…)

- Qualitativa: seus valores não são numéricos, mas sim determinadas características (sexo, cor dos olhos, raça…)

As Variáveis quantitativas podem ser divididas em contínuas ou discretas:

Variáveis quantitativas contínuas: variável que pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo. Sofrem desfracionamento.

Variáveis quantitativas discretas: variável que só pode assumir determinados valores dentro de um intervalo. Os números são inteiros.

Nas Variáveis qualitativas podemos dividi-las em nominal e ordinal:

Nominal: Quando classes ou símbolos são usados para identificar os grupos a que vários objetos pertencem, essas classes, não ordenadas, constituem uma escala nominal.

Ordinal: Quando, além de classificar as unidades de acordo com as classes, a mensuração permite ordenar essas classes relativamente ao grau de classificação da variável.

            No decorrer da aula, o professor foi pedindo aos alunos que dessem exemplos de cada tipo de variável que foi explicada, foram os seguintes exemplos:


1) Com que frequência você lê à noite?
 
a) Sempre
b) Quase sempre
c) Raramente
d) Nunca

2) Qual o seu gosto musical?

a) Rock
b) Jazz
c) MPB
d) Samba
e) Outro

3) Quantas horas você lê por dia?

a) 1 a 2
b) 3 a 4
c) Acima de 4

4)Quantos aparelhos domésticos você tem em casa?

a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) Acima de 3

            Em seguida, o professor passou um trabalho para que os alunos que estavam presentes o realizassem, esse trabalho já está valendo como nota da AB1. Os alunos que faltaram estão na reavaliação.

            Estrutura do trabalho:

ü  Tema

ü  Público-alvo

ü  Justificativa (Ser entregue depois do recesso)

ü  Objetivo

São 10 questões abertas e 2 questões fechadas.

            Os temas colocados pelas equipes foram os seguintes:

1. A questão da evasão do curso de Pedagogia.

2. Hábito de leitura dos alunos do curso de Arquitetura da UFAL.

3. Maternidade e Universidade: Desafios da vida acadêmica.

 

            O professor ainda colocou algumas instruções para a formulação do questionário, como:

·         Dependendo da pergunta pode colocar: Não sei opinar;

·         Não usar expressões: Na sua opinião;

·         Não pode perguntar percentuais;

·         Não colocar para a pessoa se identificar.


Nível de satisfação
Nível de aprovação
Totalmente satisfeito
Aprovo totalmente
Insatisfeito
Aprovo
Ora satisfeito/ Ora insatisfeito
Ora aprovo/ Ora desaprovo
Totalmente insatisfeito
Desaprovo totalmente


            Com isso, as pessoas que faltaram nesse dia para a realização do trabalho valendo como nota da AB1 estão na reavaliação. No entanto, para a segunda etapa desse trabalho as pessoas que faltaram poderão se encaixar nas equipes que foram formadas em sala de aula.

 

 

Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional / Graduando o 4º Período de Pedagogia / UFAL

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