terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula do dia 24 de Janeiro de 2013
 

            A aula iniciou com algumas explicações em relação a elaboração dos questionários, em que após a pesquisa realizada pelos grupos, os resultados dos mesmos deverão constar nas tabelas, obedecendo as orientações colocadas para a sua correta elaboração.

            Com isso, a nossa aula de hoje foi sobre as Regras de Arredondamento, que será indispensável para qualquer tipo de tabela para se obter o resultado do 26valor relativo de cada uma.

 
Regras de Arredondamento

1º regra: quando o número a ser desprezado for superior a 5 (6, 7, 8 e 9) acrescenta-se mais 1 à casa desejada.

  Exemplos:  436,697   89 – p/ milésimos = 436,698

                    436,69789 – p/ inteiro = 437                       


2º regra: quando o número a ser desprezado for inferior a 5 (4, 3, 2 e 1) abandona-se simplesmente.
 Exemplos: 125,3     21 – p/ décimos = 125,3    

                    845,84 1 – p/ centésimos = 845,84
 
3º regra: quando o valor a ser desprezado for igual a 5 levar-se-á em conta o seguinte:

3.1. Se o valor anterior ao 5 for um número ímpar acrescenta-se mais 1 à casa desejada.
  Exemplos: 15,53 – p/ inteiros =  16

                   326, 823 5 – p/ milésimos =  326,824                     

 

3.2. Se o valor anterior ao 5 for um número par abandona-se simplesmente.

Exemplos: 326,824 5 – p/ milésimos = 326,824

                    158,5 – p/ inteiros = 158                              

 
Valor Relativo

            No método estatístico é comum utilizarmos os valores relativos (%) para a interpretação dos dados da pesquisa quantitativa. Ao invés de trabalharmos com os dados absolutos é preferível que transformemos esses números em percentuais. E como fazer?  Utiliza-se a regra de três simples que resulta na seguinte fórmula:

 

Vr = f’  x   100

        Total de F


 

Onde:

Vr = valor relativo

f'’ = significa a freqüência simples

F =  somatório total da coluna da freqüência.

 

            Com isso, um exemplo foi dado com os próprios alunos, em que o professor contou quantas mulheres e quantos homens estavam presentes na sala.

O resultado foi o seguinte:

 

Sexo
F
Vr (%)
Masculino
4
10,5
Feminino
34
89,5
Total
38
100

                                  Fonte: O autor


            Agora, depois de saber a quantidade de pessoas de cada sexo, iremos transformar esses Valores absolutos em Valores relativos da seguinte forma:

 

Masculino
Vr: 4 x 100
        38
 
Vr: 400
       38
 
Vr: 10,52
 

Feminino
Vr: 34 x 100
        38
 
Vr: 3.400
       38
 
Vr: 89,47
 
 
                É importante ressaltar que em uma única tabela não poderá haver variações dos modelos de arredondamento (inteiro, décimos, centésimo e milésimo), devendo escolher somente um tipo para cada tabela.

             Finalizando a nossa aula, o professor pediu para que as alunas montassem no programa Microsoft Word as tabelas da atividade que a monitoria passou na aula anterior, dia 17 (quinta-feira).
            Sendo assim, essa atividade fica para a nossa próxima aula do dia 31 de janeiro.


 


Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional / Graduando o 4° Período de Pedagogia

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