Regras de arredondamento:
1º regra: quando o número a ser desprezado for superior a 5 (6, 7, 8 e 9) acrescenta-se mais 1 à casa desejada.
Exemplos: 436,698 89 – p/ milésimos = 436,699
436,79789 – p/ inteiro = 437
2º regra: quando o número a ser desprezado for inferior a 5 (4, 3, 2 e 1) abandona-se simplesmente.
Exemplos: 125,3 31 – p/ décimos = 125,3
845,84 2 – p/ centésimos = 845,84
3º regra: quando o valor a ser desprezado for igual a 5 levar-se-á em conta o seguinte:
3.1. Se o valor anterior ao 5 for um número ímpar acrescenta-se mais 1 à casa desejada.
Exemplos: 15,53 – p/ inteiros = 16
326, 824 5 – p/ milésimos = 326,824
3.2. Se o valor anterior ao 5 for um número par abandona-se simplesmente.
Exemplos: 326,824 5 – p/ milésimos = 326,824
158,5 – p/ inteiros = 158 ATIVIDADES DE FIXAÇÃO!!
1. Faça o arredondamentos dos números abaixo:
325,4683 – p/ décimos = ________
356,3215 – p/ milésimos = _______
864,3263 – p/ décimos = _______
146,2486 – p/ centésimos = _______
247,1973 – p/ inteiros = _______
145,5574 – p/ décimos = _______
Transformação do Valor Absoluto em Relativo:
No método estatístico é comum utilizarmos os valores relativos (%) para a interpretação dos dados da pesquisa quantitativa. Ao invés de trabalharmos com os dados absolutos é preferível que transformemos esses números em percentuais. E como fazer? Utiliza-se a regra de três simples que resulta na seguinte fórmula:
Vr = f’ x 100
Total de F
Onde:
Vr = valor relativo
f'’ = significa a freqüência simples
F = somatório total da coluna da freqüência.
Exemplo:
Numa pesquisa onde o total de entrevistados foi 50 e, ao responderem à pergunta: “Qual o seu estado civil?” Constatou-se que 20 responderam que eram casados e 30 responderam solteiros.
Observe que esses números foram apurados com valores absolutos.
Utilizando-se da fórmula acima, transformaremos em valores relativos.
Vr = 20 x 100
50
Vr = 2000
50
Vr = 40% responderam masculino.
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Vr = 30 x 100
50
Vr = 3000
50
Vr = 60% responderam feminino.
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José Gomes / Graduando do 4º período de pedagogia pela UFAL
Monitor de Estatística Educacional / Bolsista do CNPq
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