quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula de Estatística Educacional do dia
20 de Dezembro de 2012

            No início da aula, o professor começou explicando aos alunos o que é uma Variável e os Tipos de Variáveis.

            Variável é a palavra chave de cada questão. Variável é, convencionalmente, um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno.

Uma variável pode ser classificada em dois tipos:

- Quantitativa: seus valores são dados em números (idade, peso, nº de filhos…)

- Qualitativa: seus valores não são numéricos, mas sim determinadas características (sexo, cor dos olhos, raça…)

As Variáveis quantitativas podem ser divididas em contínuas ou discretas:

Variáveis quantitativas contínuas: variável que pode assumir qualquer valor dentro de um intervalo. Sofrem desfracionamento.

Variáveis quantitativas discretas: variável que só pode assumir determinados valores dentro de um intervalo. Os números são inteiros.

Nas Variáveis qualitativas podemos dividi-las em nominal e ordinal:

Nominal: Quando classes ou símbolos são usados para identificar os grupos a que vários objetos pertencem, essas classes, não ordenadas, constituem uma escala nominal.

Ordinal: Quando, além de classificar as unidades de acordo com as classes, a mensuração permite ordenar essas classes relativamente ao grau de classificação da variável.

            No decorrer da aula, o professor foi pedindo aos alunos que dessem exemplos de cada tipo de variável que foi explicada, foram os seguintes exemplos:


1) Com que frequência você lê à noite?
 
a) Sempre
b) Quase sempre
c) Raramente
d) Nunca

2) Qual o seu gosto musical?

a) Rock
b) Jazz
c) MPB
d) Samba
e) Outro

3) Quantas horas você lê por dia?

a) 1 a 2
b) 3 a 4
c) Acima de 4

4)Quantos aparelhos domésticos você tem em casa?

a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) Acima de 3

            Em seguida, o professor passou um trabalho para que os alunos que estavam presentes o realizassem, esse trabalho já está valendo como nota da AB1. Os alunos que faltaram estão na reavaliação.

            Estrutura do trabalho:

ü  Tema

ü  Público-alvo

ü  Justificativa (Ser entregue depois do recesso)

ü  Objetivo

São 10 questões abertas e 2 questões fechadas.

            Os temas colocados pelas equipes foram os seguintes:

1. A questão da evasão do curso de Pedagogia.

2. Hábito de leitura dos alunos do curso de Arquitetura da UFAL.

3. Maternidade e Universidade: Desafios da vida acadêmica.

 

            O professor ainda colocou algumas instruções para a formulação do questionário, como:

·         Dependendo da pergunta pode colocar: Não sei opinar;

·         Não usar expressões: Na sua opinião;

·         Não pode perguntar percentuais;

·         Não colocar para a pessoa se identificar.


Nível de satisfação
Nível de aprovação
Totalmente satisfeito
Aprovo totalmente
Insatisfeito
Aprovo
Ora satisfeito/ Ora insatisfeito
Ora aprovo/ Ora desaprovo
Totalmente insatisfeito
Desaprovo totalmente


            Com isso, as pessoas que faltaram nesse dia para a realização do trabalho valendo como nota da AB1 estão na reavaliação. No entanto, para a segunda etapa desse trabalho as pessoas que faltaram poderão se encaixar nas equipes que foram formadas em sala de aula.

 

 

Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional / Graduando o 4º Período de Pedagogia / UFAL

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula de Estatística Educacional do dia 
6 de dezembro de 2012

            Especificamente hoje estava ocorrendo no auditório do Cedu uma palestra sobre a Educação no Trânsito, e a mesma estava sendo realizada aos três turnos desse dia.
            Com isso, o professor pediu para que todos os alunos, que ele iria dar aula naquele momento, fossem assistir a essa palestra, pois como o próprio o professor e os palestrantes haviam falado que a educação no trânsito não é somente para aqueles que possuem algum tipo de transporte, mas também possui grande importância para todos que são pedestres e passageiros que utilizam as vias da cidade diariamente e várias vezes em um mesmo dia.
            Os dados estatísticos mostram índices preocupantes de número de acidentes que ocorrem no trânsito. São vários os fatores que causam acidentes no trânsito, como: desrespeito a sinalização, utilização do celular enquanto conduz o veículo, ingestão de bebidas alcoólicas, falta de atenção, dentre outras.
            Nessa palestra, foram debatidos esses fatores mencionados acima, em que pudemos observar que são acidentes que poderiam ser evitados se houvesse mais atenção e respeito com as leis de trânsito.
            Diante de tudo o que foi debatido na palestra, observamos o quanto é importante termos paciência enquanto estamos no trânsito, pois uma desatenção ou uma imprudência nossa pode deixar marcas em nossas vidas que nunca mais poderão sair e, principalmente, podemos envolver pessoas que acabaram sendo vítimas devido a uma atitude precipitada que acabamos por tomar.



Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Turno: VESPERTINO

Relatório da Aula de Estatística Educacional do dia
29 de Novembro de 2012

            A aula teve como início os alunos falando as definições de estatística que o professor havia passado na aula anterior, em que o mesmo havia pedido para que também fizessem uma comparação da própria definição que os alunos haviam elaborado na sala de aula com a definição de algum teórico da área da estatística.
            A partir do momento que os alunos falavam os conceitos pesquisados o professor anotava no quadro as palavras-chave de cada definição, foram elas: parte da matemática, é uma ciência, coleção de métodos, conjunto de técnicas, entre outras.
            Com os conceitos colocados em sala, o professor perguntava entre os alunos se as definições colocadas pelos outros colegas possuíam relações diferenças, pois o professor explicou que não existe uma única definição para a estatística.
Após esse debate com a turma, o professor deu início ao assunto:
As Fases do Método Estatístico
            Para realizarmos uma pesquisa, decidimos utilizar uma entrevista (para pequenos grupos de pessoas) ou um questionário (para grande número de pessoas).
            No nosso trabalho para a disciplina iremos utilizar o questionário, pois a pesquisa será feita em um elevado número de pessoas em que será necessário fazer uma amostragem daquela quantidade de pessoas e colocar em uma tabela ou em um gráfico.
            Segue abaixo as fases do método estatístico:
1º Fase - Planejamento
            Serão feitas várias perguntas: O quê? (Tema)
                                                            Para quê? (Objetivos)
                                                                  Por quê? Como? (Justificativa)
                                                            Onde? Com quem? Com quê? (Metodologia)
                                                            Quando? (Cronograma)
2º Fase – Coleta dos dados
            Aplicação dos questionários.
3º Fase – Crítica dos questionários
            Fazer a triagem.
4º Fase – Apuração dos dados
            Pode ser de duas formas: Manual e Eletrônica ou Mecânica;
5º Fase – Representação Tabular e Gráfica;
6º Fase – Análise e Interpretação dos dados;
7º Fase – Representação do Relatório/ Conclusão.

            Para finalizar a aula, o professor pediu para que os alunos formassem em grupos de três pessoas e decidirem o tema para a pesquisa.
            Dessa forma, fica para os alunos se organizarem e decidirem entre si o tema que por eles serão trabalhados, não havendo coincidência de temas sobre as equipes.
  



Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional/ Graduando o 4º Período de Pedagogia/ UFAL

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula de Estatística Educacional do dia
22 de Novembro de 2012

            Hoje foi o nosso primeiro dia de aula de Estatística Educacional. Com isso, o professor iniciou a aula fazendo a chamada e de acordo com a sequencia dos nomes ele ia conhecendo um pouco de cada um ao saber um dos motivos que os levou a escolher o Curso de Pedagogia.
            Após isso, o professor pediu para que os alunos definissem com suas próprias palavras o que era a Estatística, pois queria saber de cada aluno o que eles entendem por Estatística, e a partir do momento que os alunos falavam as suas definições o professor ia colocando no quadro as palavras-chave de cada frase que os alunos diziam, entre elas: coleta de dados, levantamento de dados, números, probabilidade, estimativa e entre outros.
            Com as definições feitas por cada aluno, o professor passou para os alunos fazerem em casa uma pesquisa da definição da Estatística, em que poderiam buscar em livros, revistas, dicionário, internet ou qualquer outro tipo de fonte de informação. Assim, escreve o conceito do autor escolhido e faz a comparação com a definição que o aluno fez em sala de aula.
            O professor também pediu para os alunos imprimirem o Plano de Curso e colarem no caderno, alertando que sempre deve deixar o caderno bem organizado porque todas as atividades os alunos poderão consultar o seu próprio caderno.
            Em seguida, o professor colocou com suas palavras a definição de Estatística: Ferramenta que é utilizada na pesquisa de campo para análise e interpretação dos dados para uma tomada de decisão.
Sobre a disciplina de Estatística Educacional ressaltou que ela é para pesquisa educativa e não é quantitativa é qualitativa, um ensino que irá proporcionar aos alunos elaborar um trabalho estatístico e de acordo com as regras da ABNT.
Para finalizar, o professor explicou que a Estatística Moderna se subdivide em: Estatística dedutiva ou descritiva (utilizada para ciências humanas e sociais) e Estatística indutiva ou referencial (utilizada nas ciências físicas e biológicas).

Daniela Cristina Santos Daniel
Monitora de Estatística Educacional/ Graduando o 4º Período de Pedagogia/ UFAL

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula do dia 18 de Outubro de 2012

O momento de toda a nossa aula teve como objetivo de os alunos desenvolverem os seus respectivos trabalhos, em que o professor e a monitora estiveram a todo o momento auxiliando e tirando todas as dúvidas que os alunos ainda possuíam para a elaboração do mesmo.
Com esse tempo, as equipes também trabalharam entre elas para estabelecerem todos os procedimentos que os trabalhos iriam ficar, pois cada integrante ficara responsável para fazer determinada tarefa, e que nessa aula todos se uniram para debater o que fizeram e dar continuidade nas etapas finais do trabalho.
Dessa forma, os alunos que possuírem mais algumas dúvidas sobre a elaboração desse trabalho podem entrar em contato comigo, em que novamente estarei enviando para o e-mail da turma o meu e-mail e telefone para contato.
Lembrando: A data de entrega do trabalho ficou marcada para o dia 25 de outubro,  próxima quinta-feira.



Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional/Graduando o 3º Período de Pedagogia/UFAL

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula do dia 11 de outubro de 2012
           
            O objetivo da aula de hoje foi fazer os respectivos trabalhos que cada grupo havia escolhido o tema para trabalhar com ele. O professor e a monitora colocaram-se a disposição de todos os alunos para que os mesmo pudessem tirar suas dúvidas em relação ao trabalho e auxiliá-los no seu desenvolvimento.
            A sala de informática também estava disponibilizada para que os alunos que não haviam trazido os seus notebooks ou netbooks pudessem utilizá-la para a elaboração dos trabalhos.
            Dessa forma, após esclarecer algumas dúvidas dos alunos, o professor retirou-se da sala e deixou a monitora para auxiliar os alunos no desenvolvimento dos trabalhos.
Pude observar que os alunos estavam desempenhando bem as montagens das tabelas e gráficos, porém teve algumas equipes que possuíam algumas dificuldades para fazer a coleta de dados, pois havia integrantes que não entregaram todos os questionários para então poder fazer o levantamento dos dados e iniciar o trabalho.
Então, fica para as equipes levarem na próxima semana as tabelas e os gráficos montados e iniciarem as suas interpretações, pois semana que vem o professor tirará as dúvidas restantes e fará as devidas correções.
Lembrando, também, que a monitora estará a disposição de todas as equipes para tirar as dúvidas sobre os referidos trabalhos.

Bom trabalho a todos!!!

Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional/ Graduando o 3º Período de Pedagogia/ UFAL

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Turno: Vespertino

 Relatório da Aula do dia 04 de outubro de 2012

         A aula iniciou-se com a explicação da montagem da tabela no programa Microsoft Word, e a elaboração do gráfico, que para este foi utilizado o programa Microsoft Office Excel. Foi colocado passo a passo para que os alunos entendessem melhor, porque são vários detalhes que devem ser observados.

            Montagem da Tabela (programa Word):

1º Passo: Clique no ícone INSERIR e escolha a opção TABELA e então INSERIR TABELA.

2º Passo: Coloque o número de COLUNAS e LINHAS.

3º Passo: A tabela aparecerá em forma de um quadro, é necessário excluir as BORDAS ESQUERDAS, BORDAS DIREITAS e BORDAS INTERNAS. Essa retirada é feita de acordo com a sua tabela, faça da maneira que achar melhor, atendendo as regras da ABNT.

4º Passo: Agora coloque os seus dados.
A tabela deverá ficar da seguinte forma:


Montagem do Gráfico (programa Excel):

1º Passo: Digite todos os dados da tabela nas células da planilha (cabeçalho e o valor relativo). Veja abaixo como ficará:


2º Passo: Após isso, selecione todos os dados. Clique na palavra do cabeçalho e, segurando como o mouse, selecione até o último dado, a última célula preenchida. Veja o exemplo:

3º Passo: Selecionado os dados, clique em INSERIR e escolha a opção do gráfico desejado.

4º Passo: Neste momento, você deverá incluir todos os elementos essenciais, tais como: título, rodapé, colorir, diferenciando cada parte. Se por algum acaso os percentuais não aparecerem no gráfico clique em LAYOUT e em RÓTULOS DE DADOS. Caso queira colocar ou retirar a legenda, no próprio LAYOUTE escolha a opção LEGENDA e escolha a opção desejada. Veja o gráfico abaixo:

Na escolha de gráficos em barra, coluna, pizza, cilindro, linhas, pirâmides, dentre outros, pode diferenciar as cores (como no gráfico acima). Para modificar as cores, é necessário que dê um clique na barra, coluna, ou no outro tipo de gráfico escolhido e clicar em uma latinha de tinta  para escolher a cor de sua preferência.

Elaborado o gráfico, copie e cole o mesmo no Word. Faça a interpretação do gráfico, fundamente os seus pensamentos com base em autores que abordam o seu mesmo assunto.

Por fim, o professor Eraldo, colocou um exemplo de interpretação sobre esses dados elaborados em sala de aula, que ficou da seguinte forma:

Analisando o gráfico 1, constata-se que 91% dos alunos matriculados no Curso de Pedagogia são do sexo feminino, enquanto que apenas 9% são do sexo masculino. Este resultado revela que há certa feminilidade no curso, porque segundo Ferraz (2012, p. 24) “pedagogia é um curso denominado antigamente como espera marido”. O pensamento deste autor nos mostra um certo preconceito com a profissão docente.

Dessa forma, o professor mostrou como deve ser feita a interpretação, em que os pensamentos do autor do trabalho foram colocados e também baseados em um aporte teórico.

Portanto, fica para as equipes elaborarem os trabalhos da forma como foi ensinado na sala de aula, e para uma melhor compreensão foi colocados os passo a passo que deverão ser seguidos para a montagem dos trabalhos.

Lembrando que a formatação deverá estar de acordo com as normas da ABNT. A fonte deverá ser Arial ou Times New Roman, tamanho 12, tanto para a elaboração da tabela como para o próprio corpo do trabalho.




Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional / Graduando o 3º Período de Pedagogia/ UFAL