terça-feira, 23 de outubro de 2012

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula do dia 18 de Outubro de 2012

O momento de toda a nossa aula teve como objetivo de os alunos desenvolverem os seus respectivos trabalhos, em que o professor e a monitora estiveram a todo o momento auxiliando e tirando todas as dúvidas que os alunos ainda possuíam para a elaboração do mesmo.
Com esse tempo, as equipes também trabalharam entre elas para estabelecerem todos os procedimentos que os trabalhos iriam ficar, pois cada integrante ficara responsável para fazer determinada tarefa, e que nessa aula todos se uniram para debater o que fizeram e dar continuidade nas etapas finais do trabalho.
Dessa forma, os alunos que possuírem mais algumas dúvidas sobre a elaboração desse trabalho podem entrar em contato comigo, em que novamente estarei enviando para o e-mail da turma o meu e-mail e telefone para contato.
Lembrando: A data de entrega do trabalho ficou marcada para o dia 25 de outubro,  próxima quinta-feira.



Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional/Graduando o 3º Período de Pedagogia/UFAL

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Turno: VESPERTINO


Relatório da Aula do dia 11 de outubro de 2012
           
            O objetivo da aula de hoje foi fazer os respectivos trabalhos que cada grupo havia escolhido o tema para trabalhar com ele. O professor e a monitora colocaram-se a disposição de todos os alunos para que os mesmo pudessem tirar suas dúvidas em relação ao trabalho e auxiliá-los no seu desenvolvimento.
            A sala de informática também estava disponibilizada para que os alunos que não haviam trazido os seus notebooks ou netbooks pudessem utilizá-la para a elaboração dos trabalhos.
            Dessa forma, após esclarecer algumas dúvidas dos alunos, o professor retirou-se da sala e deixou a monitora para auxiliar os alunos no desenvolvimento dos trabalhos.
Pude observar que os alunos estavam desempenhando bem as montagens das tabelas e gráficos, porém teve algumas equipes que possuíam algumas dificuldades para fazer a coleta de dados, pois havia integrantes que não entregaram todos os questionários para então poder fazer o levantamento dos dados e iniciar o trabalho.
Então, fica para as equipes levarem na próxima semana as tabelas e os gráficos montados e iniciarem as suas interpretações, pois semana que vem o professor tirará as dúvidas restantes e fará as devidas correções.
Lembrando, também, que a monitora estará a disposição de todas as equipes para tirar as dúvidas sobre os referidos trabalhos.

Bom trabalho a todos!!!

Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional/ Graduando o 3º Período de Pedagogia/ UFAL

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Turno: Vespertino

 Relatório da Aula do dia 04 de outubro de 2012

         A aula iniciou-se com a explicação da montagem da tabela no programa Microsoft Word, e a elaboração do gráfico, que para este foi utilizado o programa Microsoft Office Excel. Foi colocado passo a passo para que os alunos entendessem melhor, porque são vários detalhes que devem ser observados.

            Montagem da Tabela (programa Word):

1º Passo: Clique no ícone INSERIR e escolha a opção TABELA e então INSERIR TABELA.

2º Passo: Coloque o número de COLUNAS e LINHAS.

3º Passo: A tabela aparecerá em forma de um quadro, é necessário excluir as BORDAS ESQUERDAS, BORDAS DIREITAS e BORDAS INTERNAS. Essa retirada é feita de acordo com a sua tabela, faça da maneira que achar melhor, atendendo as regras da ABNT.

4º Passo: Agora coloque os seus dados.
A tabela deverá ficar da seguinte forma:


Montagem do Gráfico (programa Excel):

1º Passo: Digite todos os dados da tabela nas células da planilha (cabeçalho e o valor relativo). Veja abaixo como ficará:


2º Passo: Após isso, selecione todos os dados. Clique na palavra do cabeçalho e, segurando como o mouse, selecione até o último dado, a última célula preenchida. Veja o exemplo:

3º Passo: Selecionado os dados, clique em INSERIR e escolha a opção do gráfico desejado.

4º Passo: Neste momento, você deverá incluir todos os elementos essenciais, tais como: título, rodapé, colorir, diferenciando cada parte. Se por algum acaso os percentuais não aparecerem no gráfico clique em LAYOUT e em RÓTULOS DE DADOS. Caso queira colocar ou retirar a legenda, no próprio LAYOUTE escolha a opção LEGENDA e escolha a opção desejada. Veja o gráfico abaixo:

Na escolha de gráficos em barra, coluna, pizza, cilindro, linhas, pirâmides, dentre outros, pode diferenciar as cores (como no gráfico acima). Para modificar as cores, é necessário que dê um clique na barra, coluna, ou no outro tipo de gráfico escolhido e clicar em uma latinha de tinta  para escolher a cor de sua preferência.

Elaborado o gráfico, copie e cole o mesmo no Word. Faça a interpretação do gráfico, fundamente os seus pensamentos com base em autores que abordam o seu mesmo assunto.

Por fim, o professor Eraldo, colocou um exemplo de interpretação sobre esses dados elaborados em sala de aula, que ficou da seguinte forma:

Analisando o gráfico 1, constata-se que 91% dos alunos matriculados no Curso de Pedagogia são do sexo feminino, enquanto que apenas 9% são do sexo masculino. Este resultado revela que há certa feminilidade no curso, porque segundo Ferraz (2012, p. 24) “pedagogia é um curso denominado antigamente como espera marido”. O pensamento deste autor nos mostra um certo preconceito com a profissão docente.

Dessa forma, o professor mostrou como deve ser feita a interpretação, em que os pensamentos do autor do trabalho foram colocados e também baseados em um aporte teórico.

Portanto, fica para as equipes elaborarem os trabalhos da forma como foi ensinado na sala de aula, e para uma melhor compreensão foi colocados os passo a passo que deverão ser seguidos para a montagem dos trabalhos.

Lembrando que a formatação deverá estar de acordo com as normas da ABNT. A fonte deverá ser Arial ou Times New Roman, tamanho 12, tanto para a elaboração da tabela como para o próprio corpo do trabalho.




Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional / Graduando o 3º Período de Pedagogia/ UFAL



sábado, 29 de setembro de 2012

Turno: Vespertino


Relatório da Aula do Dia 27 de Setembro de 2012

            A aula iniciou-se com a entrega da prova que os alunos haviam feito antes da greve, em que a nossa aula de hoje foi a primeira após a greve. Dessa forma, a nota da AB1 será a soma da primeira atividade (questionários) com a nota da segunda atividade (prova), dividindo a soma realizada por dois o resultado será a nota da AB1.
            Nossa etapa será agora retornar as atividades do questionário aplicado pelos alunos para dar continuidade a elaboração do trabalho da segunda nota.
            As equipes deverão se reunir e fazer a apuração dos dados de suas pesquisas realizadas em determinados locais. Essa apuração deverá ser levada a classe na próxima aula, dia 4 de outubro, pois a aula será sobre a elaboração desses dados nos notebooks ou netbooks dos devidos alunos, em que será utilizado o programa Excel para tal realização. Todos os alunos serão instruídos de como utilizar a planilha do Excel para colocar a apuração de dados de suas respectivas pesquisas.
            Adiante, foi entregue a cada aluno uma folha contendo as Orientações do Trabalho de Pesquisa de Campo. Esse material contém todas as instruções para a realização do trabalho, divididos em duas etapas para uma melhor explicação, e o modelo de capa e de folha de rosto pertinentes ao trabalho.
            O professor Eraldo fez uma contagem da quantidade de alunos que tinham um notebook, que no total foram 23 alunos que possuíam-no. Dessa forma, fica para os alunos levarem os seus not ou netbooks levarem na próxima aula.
            Com toda a explicação dos itens do trabalho que constavam na folha entregue à turma, o professor pediu para que todos os alunos fizessem o levantamento dos artigos, de autores que falam sobre os assuntos que serão abordados em seus trabalhos. Esse é um momento muito importante para o trabalho científico.
            Todas as referências que forem colocadas nos trabalhos deverão seguir as normas da ABNT.
            A data de entrega do trabalho ficou marcada para o dia 25 de outubro.
            Explicando toda essa parte do trabalho, agora entramos em outro assunto relacionado ao mesmo: Distribuição de Frequência, que nada mais é um agrupamento de dados em classes.
            Para explicar aos alunos de uma melhor maneira e relacionada com eles próprios, o professor fez o Rol das Idades com os alunos, que ficou dessa forma:
Agora, iremos calcular a amplitude total (AT), que será igual ao maior valor (MV) da idade colocada no quadro subtraído pelo menor valor (mv) mais 1.
            AT= (MV – mv) + 1
            AT= (44 – 18) + 1
            AT= 26 + 1
            AT= 27/4= 6,75
            AT= 7 (o resultado corresponde ao intervalo de tempo entre as classes)


Como pudemos perceber, a última classe do quadro (39 – 45) já está incluído o maior valor das idades, que no caso a maior idade foi de 44 anos. Feito isso, a classificação já está completa, então, partimos para a montagem da tabela, veja abaixo:
Distribuição de Frequência


Pm1= 18+24 = 21
                          2

            Pm2= 25+31 = 28
                          2
            Pm3= 32+38 = 35
                          2
           
            Pm4= 39+45 = 42
                          2

            Portanto, ficou claro para os alunos que esse foi o modo de processo longo para a distribuição de frequência. O professor ainda colocou e explicou para a turma o Cálculo da Média Aritmética pelo processo longo e breve, para saber utilizar várias formas de cálculos para esse modo.
            Por fim, fica para os alunos levar na próxima aula seus notebooks e a apuração de dados dos seus respectivos questionários.



Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional / Graduando o 3º Período de Pedagogia




terça-feira, 15 de maio de 2012


Registro da aula estatística educacional do dia 8 de maio.
            No dia 8 de maio foi aplicada uma prova valendo de 0 a10 pontos sobre os assuntos trabalhados na aula passada que são: valor relativo utilizando as regras de arredondamento.
Na prova foram utilizados os materiais didáticos solicitados na aula passada que são: régua, calculadora, apostila de estatística educacional ou caderno com as anotações; esses materiais eram individuais assim como a prova e não podiam ser emprestados. Esses materiais eram indispensáveis para prova, tomando como exemplo inicial o uso da calculadora era necessário porque os cálculos eram altos e com decimais, a régua foi importante para construção da tabela e à apostila para conferir as regras de arredondamento, porém que não estava com esses materiais mesmo assim o professor liberou para fazer a prova. Tipo de prova diferenciava para os alunos, pois as questões eram diferentes.
O professor solicitou que na próxima aula trouxessem o questionário já aplicado para que seja possível fazer a apuração do mesmo em sala de aula.  


Monitora  de estatística educacional : Danielle da costa silva

sábado, 12 de maio de 2012

Turno: Vespertino

Relatório da Aula do dia 10 de Maio de 2012

            Neste dia, como já tinha sido informado para a turma, foi realizada a nossa Avaliação.

            As provas possuíam as mesmas questões, porém os valores respectivos a cada questão eram diferentes, sendo assim, foram distribuídos para os alunos dois modelos diferentes de provas.

            Na prova havia três questões, o tempo colocado pelo professor para a realização foi de 1 hora e 10 minutos, porém estendeu-se um pouco mais para que alguns alunos finalizassem a mesma.

            A avaliação vale de 0 a 10, e ela corresponde a uma das notas da AB2.

            Bom, espero que todos tenham gostado da prova e quero lembrá-los que na próxima aula, dia 17 de maio, os alunos que tiverem notebooks ou netbooks tragam para a aula, pois essa aula será realizada no laboratório de informática para darmos continuidade ao trabalho dos questionários que foram aplicados por vocês.



Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional/
Graduanda do 3º Período de Pedagogia/UFAL





terça-feira, 8 de maio de 2012

Aula do Dia 07-05 de Estaística Educacional

Regras de arredondamento:


1º regra: quando o número a ser desprezado for superior a 5 (6, 7, 8 e 9) acrescenta-se mais 1 à casa desejada.


 
Exemplos:  436,698   89 – p/ milésimos = 436,699
                    436,79789 – p/ inteiro = 437                       


 


2º regra: quando o número a ser desprezado for inferior a 5 (4, 3, 2 e 1) abandona-se simplesmente.


 
Exemplos: 125,3     31 – p/ décimos = 125,3     
                    845,84 2 – p/ centésimos = 845,84


 


3º regra: quando o valor a ser desprezado for igual a 5 levar-se-á em conta o seguinte:

3.1. Se o valor anterior ao 5 for um número ímpar acrescenta-se mais 1 à casa desejada.


 
Exemplos: 15,53 – p/ inteiros =  16
                   326, 824 5 – p/ milésimos =  326,824                     

3.2. Se o valor anterior ao 5 for um número par abandona-se simplesmente.


 
Exemplos: 326,824 5 – p/ milésimos = 326,824
                   158,5 – p/ inteiros = 158     

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO!!

1.      Faça o arredondamentos dos números abaixo:

325,4683 – p/ décimos = ________
356,3215 – p/ milésimos = _______
864,3263 – p/ décimos = _______
146,2486 – p/ centésimos = _______
247,1973 – p/ inteiros = _______
145,5574 – p/ décimos = _______

Transformação do Valor Absoluto em Relativo:


            No método estatístico é comum utilizarmos os valores relativos (%) para a interpretação dos dados da pesquisa quantitativa. Ao invés de trabalharmos com os dados absolutos é preferível que transformemos esses números em percentuais. E como fazer?  Utiliza-se a regra de três simples que resulta na seguinte fórmula:

Vr = f’  x   100

        Total de F


Onde:
Vr = valor relativo
f'’ = significa a freqüência simples
F =  somatório total da coluna da freqüência.


Exemplo:
Numa pesquisa onde o total de entrevistados foi 50 e, ao responderem à pergunta: “Qual o seu estado civil?” Constatou-se que 20 responderam que eram casados e 30 responderam solteiros.

Observe que esses números foram apurados com valores absolutos.
Utilizando-se da fórmula acima, transformaremos em valores relativos.

Vr = 20 x 100
             50
Vr = 2000
          50
Vr = 40% responderam masculino.

Vr = 30 x 100
             50
Vr = 3000
           50
Vr = 60% responderam feminino.


Só ressaltando que na próxima segunda-feira (14-05) os alunos deverão levar o seus respectivos notbook.. netbook.. quem tem ! 


José Gomes- Graduando do 3º período de Pedagogia da UFAL
Monitor de Estatística Educacional  / Bolsista de Extensão da UFAL