segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Turno: VESPERTINO

Relatório da Aula de Estatística Educacional do dia
29 de Novembro de 2012

            A aula teve como início os alunos falando as definições de estatística que o professor havia passado na aula anterior, em que o mesmo havia pedido para que também fizessem uma comparação da própria definição que os alunos haviam elaborado na sala de aula com a definição de algum teórico da área da estatística.
            A partir do momento que os alunos falavam os conceitos pesquisados o professor anotava no quadro as palavras-chave de cada definição, foram elas: parte da matemática, é uma ciência, coleção de métodos, conjunto de técnicas, entre outras.
            Com os conceitos colocados em sala, o professor perguntava entre os alunos se as definições colocadas pelos outros colegas possuíam relações diferenças, pois o professor explicou que não existe uma única definição para a estatística.
Após esse debate com a turma, o professor deu início ao assunto:
As Fases do Método Estatístico
            Para realizarmos uma pesquisa, decidimos utilizar uma entrevista (para pequenos grupos de pessoas) ou um questionário (para grande número de pessoas).
            No nosso trabalho para a disciplina iremos utilizar o questionário, pois a pesquisa será feita em um elevado número de pessoas em que será necessário fazer uma amostragem daquela quantidade de pessoas e colocar em uma tabela ou em um gráfico.
            Segue abaixo as fases do método estatístico:
1º Fase - Planejamento
            Serão feitas várias perguntas: O quê? (Tema)
                                                            Para quê? (Objetivos)
                                                                  Por quê? Como? (Justificativa)
                                                            Onde? Com quem? Com quê? (Metodologia)
                                                            Quando? (Cronograma)
2º Fase – Coleta dos dados
            Aplicação dos questionários.
3º Fase – Crítica dos questionários
            Fazer a triagem.
4º Fase – Apuração dos dados
            Pode ser de duas formas: Manual e Eletrônica ou Mecânica;
5º Fase – Representação Tabular e Gráfica;
6º Fase – Análise e Interpretação dos dados;
7º Fase – Representação do Relatório/ Conclusão.

            Para finalizar a aula, o professor pediu para que os alunos formassem em grupos de três pessoas e decidirem o tema para a pesquisa.
            Dessa forma, fica para os alunos se organizarem e decidirem entre si o tema que por eles serão trabalhados, não havendo coincidência de temas sobre as equipes.
  



Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional/ Graduando o 4º Período de Pedagogia/ UFAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário