A
aula iniciou-se com a entrega dos questionários que foram corrigidos e atribuídos
notas. A partir disso, desenvolveu-se as orientações acerca das falhas
cometidas por algumas das equipes. Em seguida, houve a orientação de como deve
estar formatado o questionário. Neste sentido, foi dito que deve conter uma
identificação da universidade, do centro de educação, assim como do curso e dos
responsáveis. Logo a baixo o nome questionário, o preâmbulo, seguidas das
questões.
O professor apresentou
o modelo do preâmbulo para que os alunos anotassem. Segue o modelo em negrito,
abaixo:
O
presente questionário tem o objetivo de coletar dados sobre ___________. Para
tanto, gostaríamos de contar com a sua colaboração no sentido de responder as
questões abaixo. NÃO PRECISA IDENTIFICAR-SE.
Foi informado que,
depois de digitada todas as questões, poderia selecioná-las e dar a formatação
em duas colunas. Mas foi informado que as equipes tivessem o cuidado para não
partir as questões, ou seja, separar o suporte das alternativas.
Nesta aula, houve a
orientação de como elaborar os títulos que serão colocados posteriormente nas
tabelas e gráficos a partir das questões elaboradas. Foi dito que, para a
elaboração de cada título, a equipe deve transformar a pergunta num título que
contemple as respostas às questões: o que os dados mostram? Qual município ou
estado foi realizada a pesquisa? Qual o ano da realização da pesquisa?
Passadas as orientações
iniciais, foi determinado que cada grupo deverá digitar e organizar o
questionário e apresentar a nova versão ao professor para uma nova correção juntamente
com a apresentação os títulos de cada pergunta;
Inicialmente o conceito
de estatística foi apresentado pela turma, e à medida que os alunos
apresentavam o professor esclarecia e definia o conceito com a turma.
Percebe-se que a estatística de algum modo está ligada a tomada de decisão,
inferência, margem de erro e amostra de dados referente a uma parte da
população. Outro ponto apresentado foi à estatística descritiva e indutiva. A
partir disso as fases do método estatístico foram apresentadas, explicando cada
uma.
Fases do método
estatístico
1.
Planejamento: nesta fase o pesquisado
deve levantar algumas questões: o quê pesquisar? (tema), para quê? (objetivo),
para quem? (instituição), por quê? (justificativa), onde? (metodologia/local)
com quê? (metodologia/instrumentos-questionário), como? (metodologia), Quando?
(Cronograma/etapas do trabalho/tempo/período), com quem? (público-alvo).
2.
Coleta de Dados: corresponde ao momento
de aplicação dos questionários com o publico- alvo.
3.
Crítica dos Questionários: significa a triagem,
seleção dos questionários que, de fato, serão computados.
4.
Apuração dos
dados Manual
Mecânica/ eletrônica: o IBGE usa essa
modalidade, é mais rápida e precisa.
5.
Representação tabular e gráfica: que
significa a construção das tabelas e gráficos conforme os dados apurados de
cada questão do questionário.
6.
Análise e interpretação dos dados: à luz
dos dados do gráfico faz-se uma análise e descrevem-se os percentuais que são
vistos, continua com as inferências do pesquisador, fazendo inserção de
citações de autores que tratam daquele assunto apresentado no gráfico. Em
outras palavras: o pesquisador tem que travar um diálogo entre o que se vê no
gráfico; o que ele infere sobre o que vê; e usa o aporte teórico para
fundamentar cientificamente o que está analisando.
7.
Conclusão ou considerações finais:
momento final do trabalho em que o pesquisador à luz dos resultados se
posiciona, indicando possíveis propostas para a melhoria ou alteração na
realidade pesquisada, ou seja, tomada de decisão.
José Gomes
Graduando de
Pedagogia
Monitor de
Estatística Educacional
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