terça-feira, 3 de abril de 2012

Relatório da Aula de Estatística Educacional da Turma N, UFAL - Dia 02-04-2012


A aula iniciou-se com a entrega dos questionários que foram corrigidos e atribuídos notas. A partir disso, desenvolveu-se as orientações acerca das falhas cometidas por algumas das equipes. Em seguida, houve a orientação de como deve estar formatado o questionário. Neste sentido, foi dito que deve conter uma identificação da universidade, do centro de educação, assim como do curso e dos responsáveis. Logo a baixo o nome questionário, o preâmbulo, seguidas das questões.
O professor apresentou o modelo do preâmbulo para que os alunos anotassem. Segue o modelo em negrito, abaixo:
O presente questionário tem o objetivo de coletar dados sobre ___________. Para tanto, gostaríamos de contar com a sua colaboração no sentido de responder as questões abaixo. NÃO PRECISA IDENTIFICAR-SE.
Foi informado que, depois de digitada todas as questões, poderia selecioná-las e dar a formatação em duas colunas. Mas foi informado que as equipes tivessem o cuidado para não partir as questões, ou seja, separar o suporte das alternativas.
Nesta aula, houve a orientação de como elaborar os títulos que serão colocados posteriormente nas tabelas e gráficos a partir das questões elaboradas. Foi dito que, para a elaboração de cada título, a equipe deve transformar a pergunta num título que contemple as respostas às questões: o que os dados mostram? Qual município ou estado foi realizada a pesquisa? Qual o ano da realização da pesquisa?
Passadas as orientações iniciais, foi determinado que cada grupo deverá digitar e organizar o questionário e apresentar a nova versão ao professor para uma nova correção juntamente com a apresentação os títulos de cada pergunta;
Inicialmente o conceito de estatística foi apresentado pela turma, e à medida que os alunos apresentavam o professor esclarecia e definia o conceito com a turma. Percebe-se que a estatística de algum modo está ligada a tomada de decisão, inferência, margem de erro e amostra de dados referente a uma parte da população. Outro ponto apresentado foi à estatística descritiva e indutiva. A partir disso as fases do método estatístico foram apresentadas, explicando cada uma.
Fases do método estatístico
1.         Planejamento: nesta fase o pesquisado deve levantar algumas questões: o quê pesquisar? (tema), para quê? (objetivo), para quem? (instituição), por quê? (justificativa), onde? (metodologia/local) com quê? (metodologia/instrumentos-questionário), como? (metodologia), Quando? (Cronograma/etapas do trabalho/tempo/período), com quem? (público-alvo).
2.         Coleta de Dados: corresponde ao momento de aplicação dos questionários com o publico- alvo.
3.         Crítica dos Questionários: significa a triagem, seleção dos questionários que, de fato, serão computados.
4.         Apuração dos dados             Manual
                                                    Mecânica/ eletrônica: o IBGE usa essa modalidade, é mais rápida e precisa.
5.         Representação tabular e gráfica: que significa a construção das tabelas e gráficos conforme os dados apurados de cada questão do questionário.
6.         Análise e interpretação dos dados: à luz dos dados do gráfico faz-se uma análise e descrevem-se os percentuais que são vistos, continua com as inferências do pesquisador, fazendo inserção de citações de autores que tratam daquele assunto apresentado no gráfico. Em outras palavras: o pesquisador tem que travar um diálogo entre o que se vê no gráfico; o que ele infere sobre o que vê; e usa o aporte teórico para fundamentar cientificamente o que está analisando.
7.         Conclusão ou considerações finais: momento final do trabalho em que o pesquisador à luz dos resultados se posiciona, indicando possíveis propostas para a melhoria ou alteração na realidade pesquisada, ou seja, tomada de decisão.


José Gomes
Graduando de Pedagogia
Monitor de Estatística Educacional

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