sábado, 28 de abril de 2012

Turno: VESPERTINO

Relatório da Aula do dia 26 de Abril de 2012

            A aula teve como início uma pequena revisão dos assuntos passados na aula anterior: Séries Estatísticas e Séries Estatísticas Compostas.
            As quatro Séries Estatísticas Compostas - Temporal x Geográfica, Temporal x Especificativa, Especificativa x Geográfica e Especificativa x Especificativa – que nos foram explicadas, o professor nos ensinou outro tipo desta mesma série mas que é muito difícil de se encontrar. Vejamo-la abaixo:

Temporal x Temporal: os elementos contidos na tabela variam o tempo e o local.
Exemplo:


Visto isso, a partir de agora terá início os dois conteúdos para essa aula: Regras de Arredondamento e Valor Relativo.

Regras de Arredondamento

1º regra: quando o número a ser desprezado for superior a 5 (6, 7, 8 e 9) acrescenta-se mais 1 à casa desejada.

  Exemplos:  436,69789 – p/ milésimos = 436,698
                               436,69789 – p/ inteiro = 437                       


2º regra: quando o número a ser desprezado for inferior a 5 (4, 3, 2 e 1) abandona-se simplesmente.
Exemplos: 125,3     21 – p/ décimos = 125,3    

                               845,84 1 – p/ centésimos = 845,84

3º regra: quando o valor a ser desprezado for igual a 5 levar-se-á em conta o seguinte:
3.1. Se o valor anterior ao 5 for um número ímpar acrescenta-se mais 1 à casa desejada.
Exemplos: 15,53 – p/ inteiros =  16
       326, 823 5 – p/ milésimos =  326,824
3.2. Se o valor anterior ao 5 for um número par abandona-se simplesmente.

Exemplos: 326,824 5 – p/ milésimos = 326,824
                              158,5 – p/ inteiros = 158                              
Valor Relativo
            No método estatístico é comum utilizarmos os valores relativos (%) para a interpretação dos dados da pesquisa quantitativa. Ao invés de trabalharmos com os dados absolutos é preferível que transformemos esses números em percentuais. E como fazer?  Utiliza-se a regra de três simples que resulta na seguinte fórmula:

Vr = f’  x   100
        Total de F
Onde:
Vr = valor relativo
f'’ = significa a freqüência simples
F =  somatório total da coluna da freqüência.

Com isso, um exemplo foi dado com os próprios alunos, em que o professor contou quantas mulheres e quantos homens estavam presentes na sala.

O resultado foi o seguinte:

Agora, depois de saber a quantidade de pessoas de cada sexo, iremos transformar esses Valores absolutos em Valores relativos da seguinte forma:

 
Masculino                                            
Vr: 4 x 100
        38

Vr: 400
       38

Vr: 10,52


 Feminino
Vr: 34 x 100
        38

Vr: 3.400
       38

Vr: 89,47

   Com os resultados obtidos, o professor pediu para que arredondássemos para décimos. Iremos, então, utilizar as regras de arredondamento.
   10,5263 = 10,5

   89,47 = 89,5


OBSERVAÇÃO:
   Em alguns casos, pode ocorrer que o total da porcentagem possa resultar em 99,9 % ou 100,1%,  ou seja, não fique em 100%. Para esses casos deve-se fazer o seguinte:

        Quando o resultado for 99,9%, acrescenta-se 1 ao elemento que possuir a maior quantidade da tabela.

        Quando o resultado for 100,1%, diminui-se 1 ao elemento que possuir a menor quantidade da tabela.

Daniela Cristina

Monitora de Estatística Educacional / Graduando o 3° Período de Pedagogia

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