Relatório da Aula do dia 26 de Abril de 2012
A aula teve como início uma pequena revisão dos assuntos passados na aula anterior: Séries Estatísticas e Séries Estatísticas Compostas.
As quatro Séries Estatísticas Compostas - Temporal x Geográfica, Temporal x Especificativa, Especificativa x Geográfica e Especificativa x Especificativa – que nos foram explicadas, o professor nos ensinou outro tipo desta mesma série mas que é muito difícil de se encontrar. Vejamo-la abaixo:
Temporal x Temporal: os elementos contidos na tabela variam o tempo e o local.
Exemplo:
Exemplos: 436,69789 – p/ milésimos = 436,698
436,69789 – p/ inteiro = 437
845,84 1 – p/ centésimos =
845,84
Exemplos: 326,824 5 – p/ milésimos = 326,824
158,5 – p/ inteiros = 158
Com isso, um exemplo foi dado com os próprios alunos, em que o professor contou quantas mulheres e quantos homens estavam presentes na sala.
Visto isso, a partir de agora terá início os dois
conteúdos para essa aula: Regras de Arredondamento e Valor Relativo.
Regras de Arredondamento
1º regra: quando o número
a ser desprezado for superior a 5 (6, 7, 8 e 9) acrescenta-se mais 1 à casa
desejada.
2º regra: quando o número
a ser desprezado for inferior a 5 (4, 3, 2 e 1) abandona-se simplesmente.
Exemplos:
125,3 21 – p/ décimos = 125,3
3º regra: quando o valor
a ser desprezado for igual a 5 levar-se-á em conta o seguinte:
3.1. Se o valor anterior ao
5 for um número ímpar acrescenta-se mais 1 à casa desejada.
Exemplos:
15,53 – p/ inteiros = 16
326, 823
5 – p/ milésimos = 326,824
3.2. Se o valor anterior ao
5 for um número par abandona-se simplesmente.
Exemplos: 326,824 5 – p/ milésimos = 326,824
Valor Relativo
No
método estatístico é comum utilizarmos os valores relativos (%) para a
interpretação dos dados da pesquisa quantitativa. Ao invés de trabalharmos com
os dados absolutos é preferível que transformemos esses números em percentuais.
E como fazer? Utiliza-se a regra de três
simples que resulta na seguinte fórmula:
Vr
= f’ x 100
Total de F
Onde:
Vr
= valor relativo
f'’
= significa a freqüência simples
F
= somatório total da coluna da
freqüência.
Com isso, um exemplo foi dado com os próprios alunos, em que o professor contou quantas mulheres e quantos homens estavam presentes na sala.
O
resultado foi o seguinte:
Com
os resultados obtidos, o professor pediu para que arredondássemos para décimos.
Iremos, então, utilizar as regras de arredondamento.
10,5263 = 10,5
89,47 = 89,5
OBSERVAÇÃO:
Agora,
depois de saber a quantidade de pessoas de cada sexo, iremos transformar esses
Valores absolutos em Valores relativos da seguinte forma:
Masculino
Vr: 4 x 100
38
Vr: 400
38
Vr: 10,52
|
Feminino
Vr: 34 x 100
38
Vr: 3.400
38
Vr: 89,47
|
10,5263 = 10,5
89,47 = 89,5
Em alguns casos, pode ocorrer que o
total da porcentagem possa resultar em 99,9 % ou 100,1%, ou seja, não fique em
100%. Para esses casos deve-se fazer o seguinte:
Quando o resultado for 99,9%,
acrescenta-se 1 ao elemento que possuir a maior quantidade da tabela.
Quando o resultado for 100,1%,
diminui-se 1 ao elemento que possuir a menor quantidade da tabela.
Daniela Cristina
Monitora de
Estatística Educacional / Graduando o 3° Período de Pedagogia
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