segunda-feira, 7 de maio de 2012


Relatório da aula de estatística educacional ministrada no dia 24 de abril
No dia 24 de abril a aula iniciou com a explicação da regra de arredondamento logo após foi explicado o valor relativo e aplicado um exercício dos assuntos que foram explicados; foi avisado que na próxima aula haverá um exercício valendo nota como se tem abaixo, por exemplo:
            Regras de arredondamento.
1° regra: quando o número a ser desprezado for superior a 5( 6, 7, 8) e acrescenta-se mais 1 a casa desejada.  
Exemplos: 436,697 89 – p/milésimos = 436,698
                   436 , 69789 – p/ inteiro = 437     
                
2° regra: quando o numero a ser desprezado for inferior a 5(4, 3, 2 e 1) abandona-se simplesmente.
Exemplos: 125 3 21- p/ décimos = 125,3
                  845, 84 1  - p/centésimos =845,84

3° regra: quando o valor a ser desprezado for igual a 5 levar-se-á em conta o seguinte:
3.1 se o valor anterior ao 5 for número impar acrescenta-se  1  a casa desejada.
Exemplos: 15,53 – p/ inteiros = 16
                  326, 823 5  - p/ milésimos = 326, 824 
3.2 se o valor anterior ao 5 for número par abandona-se simplesmente.
Exemplos: 326, 824 5  - p/ milésimos = 326, 824
                  158, 5 – p/ inteiros = 158
            No método estatístico é comum utilizarmos os valores relativos (%) para interpretação de dados da pesquisa quantitativa. Ao invés de  

Transformação do absoluto valor relativo
Vr = f’   x   100
        Total de f
Onde:
Vr = valor relativo.
f’= significa a freqüência simples.
F = somatório total de coluna da freqüência.

Exemplo:
Numa pesquisa onde o total de entrevistado foi 50 e, ao responderem a pergunta: “qual o seu estado civil?” constatou-se que 20 responderam que eram casados e 30 responderam solteiro.
Vr = 20 x 100
             50
Vr = 2000
         50
Vr = 40% responderam/masculino
Vr = 30 x 100
           50
Vr = 3000
         50
Vr = 60% responderam/ feminino.s
   
Monitora: Danielle da Costa Silva  obs.: exercicio avaliativo desse assunto.

2° periodo/ turma:Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário