Relatório
da aula de estatística educacional ministrada no dia 24 de abril
No dia 24 de abril a
aula iniciou com a explicação da regra de arredondamento logo após foi
explicado o valor relativo e aplicado um exercício dos assuntos que foram
explicados; foi avisado que na próxima aula haverá um exercício valendo nota como
se tem abaixo, por exemplo:
Regras de arredondamento.
1°
regra: quando o número a ser desprezado for superior a 5( 6, 7, 8) e acrescenta-se
mais 1 a casa desejada.
Exemplos:
436,697 89 – p/milésimos = 436,698
436 , 69789 –
p/ inteiro = 437
2° regra: quando
o numero a ser desprezado for inferior a 5(4, 3, 2 e 1) abandona-se
simplesmente.
Exemplos:
125 3 21- p/ décimos = 125,3
845, 84 1 - p/centésimos =845,84
3° regra: quando o
valor a ser desprezado for igual a 5 levar-se-á em conta o seguinte:
3.1
se o valor anterior ao 5 for número impar acrescenta-se 1 a
casa desejada.
Exemplos:
15,53 – p/ inteiros = 16
326, 823 5 - p/
milésimos = 326, 824
3.2
se o valor anterior ao 5 for número par abandona-se simplesmente.
Exemplos:
326, 824 5 - p/ milésimos
= 326, 824
158, 5 – p/ inteiros = 158
No
método estatístico é comum utilizarmos os valores relativos (%) para
interpretação de dados da pesquisa quantitativa. Ao invés de
Transformação
do absoluto valor relativo
Vr = f’ x 100
Total de f
Onde:
Vr = valor relativo.
f’= significa a freqüência simples.
F = somatório total de coluna da freqüência.
Exemplo:
Numa pesquisa onde o total
de entrevistado foi 50 e, ao responderem a pergunta: “qual o seu estado civil?”
constatou-se que 20 responderam que eram casados e 30 responderam solteiro.
Vr
= 20 x 100
50
Vr
= 2000
50
Vr = 40% responderam/masculino
Vr
= 30 x 100
50
Vr
= 3000
50
Vr = 60% responderam/ feminino.s
Monitora: Danielle da Costa Silva obs.: exercicio avaliativo desse assunto.
2° periodo/ turma:Manhã
2° periodo/ turma:Manhã
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