domingo, 6 de maio de 2012

TURNO: VESPERTINO



Relatório da Aula do Dia 03 de Maio de 2012
            No início da aula o professor passou algumas informações para a turma. Dentre elas, que o questionário seria corrigido nesta mesma aula para na próxima quinta-feira, dia 10 de maio, ser realizada a prova.
            Para a prova, os alunos devem levar os seguintes materiais:

*       Régua
*       Calculadora
*       Lápis
*       Caneta
*       Borracha
*       Apontador
*       Caderno – suas próprias anotações.
É importante frisar estes materiais porque os mesmos não poderão ser emprestados durante a realização da prova, ocorrendo isso, a prova será recolhida.
Após essas informações, o professor deixou a monitora corrigindo as questões com a turma e tirando algumas dúvidas que surgiam ao decorrer de cada uma delas. Então, iniciamos as correções:
1º) QUESTÃO
Na pesquisa realizada, em 2011, sobre os desejos da população de Maceió na Semana Santa, o Ibope publicou o seguinte resultado:
Ovo de chocolate = 130; Saúde = 20; Paz = 35; Outro = 15
Construa uma tabela simples com esses dados. Não esqueça de colocar todos os elementos essenciais na tabela, inclusive os traços que são permitidos.
Resolução:
 
2º)QUESTÃO
O Hospital Geral do Estado, em 2010, recebeu vários professores com problemas de saúde. Dentre eles foram computados:
Lesão por esforço repetitivo = 30; Cordas vocais = 70; Coluna cervical = 11; Outros = 5
Construa uma tabela simples com dados. Não esqueça de colocar todos os elementos essenciais na tabela, inclusive os traços que são permitidos.
Resolução:
3º) QUESTÃO
A Secretaria Estadual de Educação fez uma pesquisa, para saber quais as sugestões de presentes para o natal de 2010 entre os alunos de Japaratinga e São Luis. O resultado foi o seguinte:
Bolas – Japaratinga = 230; São Luiz = 400
Bonecas – Japaratinga = 340; São Luiz = 230
Carrinhos – Japaratinga = 200; São Luiz = 150
Outras – Japaratinga = 100; São Luiz = 80
Construa uma tabela composta com esses dados. Não esqueça de colocar todos os elementos essenciais na tabela, inclusive os traços que são permitidos.
Resolução:

4º) QUESTÃO
Complete os dados que faltam na tabela abaixo: Lembre-se de usar a fórmula do Valor relativo. Arredonde para décimos.
Resolução:

Para obter o Valor Relativo os cálculos foram feitos da seguinte forma:
Fórmula do Valor Relativo: Vr = f’ x 100
                                                    Total de F
OBSERVAÇÃO:
No somatório final, observamos que o resultado foi 99,9%. Então, como já foi dito, deve ser feito o seguinte:
Quando for inferior a 100%:
*       Acrescenta-se 1 ao elemento que possuir a maior quantidade da tabela.
      Nesse caso, o elemento de nossa tabela que possui a maior quantidade é o da disciplina de Matemática que corresponde a 26,6. Dessa forma, acrescentaremos 1 décimo que agora ficará 26,7.  Assim, realizada uma nova soma, veremos o total ser igual a 100%. Confira na tabela!

E só para lembrar:
Quando for superior a 100%:
*       Diminui-se 1 ao elemento que possuir a menor quantidade da tabela.
      Se o resultado de nossa tabela fosse 101%, iríamos verificar qual é o elemento da tabela que possui a menor quantidade, sendo a disciplina de Química que corresponde a 6,6. Então, diminuiríamos 1 décimo que agora ficaria 6,5. Assim, realizada uma nova soma, veremos o total ser igual a 100%. ESSE NÃO FOI O CASO DE NOSSA QUESTÃO.

          Portanto, com as questões resolvidas concluímos a aula. Espero que todos tenham entendido bem, pois a cada questão explicada sempre me preocupei em saber se ainda restava alguma dúvida, em que duas perguntas não pude responder, mas prometi retornar a elas para responder ao correto. Com isso, segue abaixo as duas perguntas feitas em sala de aula:

·    1º) A tabela pode apresentar dois TOTAIS?
          Sim, nesse caso estamos falando da tabela composta que ficará da seguinte forma:

    
·         2º) Em uma tabela composta pode-se pedir para calcular 2 valores relativos?
      Sim, existem tabelas composta que pedem para colocar dois ou mais valores relativos, isso depende do que será solicitado. Vejamos o exemplo: 
          Com isso, espero ter ajudado a todos e esclarecido as questões que estavam pendentes. Nessa aula tive uma experiência única, pois em nenhum momento cheguei a ensinar em uma sala de aula, sempre estive acostumada a apresentar trabalhos e não sabia realmente como eu iria me sair ensinando qualquer coisa que seja, o que pude sentir que são coisas totalmente diferentes. Foi uma experiência muito boa, pois apesar de gostar muito dessa disciplina que escolhi para ser monitora pude perceber como é bom o ensinante ter um contato maior com a turma em que se está trabalhando, passando a conhece-lá melhor, e assim, proporcionar um maior entrosamento entre ambos, não ficando apenas aquela imgem de que o monitor é só quem fica estudando a disciplina, corrigindo os trabalhos e provas, mas que participa da aula e se envolve com todos os alunos, pois foi essa experiência que colaborou para o meu desenvolvimento como monitora e principalmente como futura pedagoga. Experiência essa que adquiri após a atitude de o professor Eraldo me colocar perante a esse momento.
           Bom, espero que todos possam ter compreendido os pontos que foram colocados nas questões, e caso ainda restam dúvidas podem me procurar que estou a disposição de todos.        

Daniela Cristina
Monitora de Estatística Educacional/Graduando o 3º Período de Pedagogia/UFAL





Nenhum comentário:

Postar um comentário